Quer
ser uma pessoa mais organizada e conseguir cumprir com seus compromissos sem
dificuldade? A gente compilou uma lista com 10 coisas que vão te ajudar a
cumprir esta meta.
Conteúdo
1. Planeje o seu dia
Pode ser logo pela manhã, ou a noite, antes de dormir. O importante é que você destaque as três ou quatro coisas mais importantes a fazer no dia. Parece pouco, mas conseguir realizar estas coisas significa que seu dia já foi produtivo.
2. Tenha listas para o que não quer esquecer
Às vezes você tem um dia cheio de coisas pequenas que requerem sua atenção. Ter uma lista com o que precisa ser feito ajuda a ir guiando o dia. Diferente do planejamento, estas listas são para atividades já planejadas.
Por exemplo, você pode marcar que a atividade de amanhã é uma faxina na casa, a lista aqui é para te guiar. Assim você não se perde e começa tudo na hora certa.
3. Acorde mais cedo
Começar antes te dá uma hora a mais por dia, e ajuda a pegar o ritmo antes dos outros. Coloca você um passo à frente.
Você pode tomar um café mais elaborado antes de ir para o trabalho, e até fazer um decluter na casa. Tirando as coisas do caminho e devolvendo para o lugar antes de sair.
4. Tenha sempre um bloco de notas
Sabe quando surge uma ideia importante, ou algo que você quer anotar?
É para isto que seu bloco ne notas ajuda. Pode ser apenas no telefone, tudo bem. Desde que você consiga guardar o que precisa.
5. Comece o dia pela tarefa mais difícil
Depois que tiver tirado a tarefa mais complicada da sua frente, vai se sentir mais leve para fazer todas as outras. Fique atento ao tempo de conclusão. As vezes a tarefa mais difícil leva o dia todo, enquanto há outras menores que são mais urgentes.
6. Desacelere e tenha foco no próximo passo.
Muita gente se perde porque olha tudo o que deve ser feito, e paralisa diante da dimensão das tarefas. O segredo é focar no que se faz agora, e seguir com calma para a próxima.
7. Não seja multitarefa – termine tudo o que iniciar
Ser organizado não é fazer tudo ao mesmo tempo. Mas é terminar o que se começou. Aliás, é fato que ninguém é multitarefa. Você não consegue fazer muita coisa ao mesmo tempo sempre.
8. Agrupe as tarefas.
Faça todas as tarefas similares juntas. Vai sair? Faz uma lista do que precisa fazer na rua, para não ficar saindo o tempo todo, por exemplo. Se vai ver e-mails, já os responda de uma vez, e não volte a isto ao longo do dia.
9. Se for rápido, faça agora.
Tarefas que demoram menos de cinco minutos, podem ser feitas na hora em que você recebe. Assim, evita postergar e perder tempo depois.
10. Use o sistema pomodoro.
Se você costuma procrastinar, este sistema pode ser muito útil.
Com o pomodoro você separa 25 minutos de ação, com 5 de descanso. E, nestes 25 minutos, você trabalha sem parar.
Depois de 3 turnos de atividade, você pode descansar 15 minutos. Use um timer para marcar o tempo.
O poder da agenda de papel
Não confie na sua memória, anote na agenda ou em outro lugar. Assim você vai ficar tranquilo sabendo que não esqueceu de nada. A agenda de papel ainda tem a vantagem de te fazer escrever, e escrever ajuda a memorizar.
Se você concentrar suas anotações todas na agenda, vai ter a vantagem de ter um lugar apenas para olhar.
Lista de compras, por exemplo, podem ser construídas ao longo do mês, a medida que as coisas vão acabando.
Se você costuma fazer compra em determinado dia, comece a marcar na agenda, nesta data, as coisas que precisa comprar. Quando chegar a hora, sua lista estará pronta.
É uma forma de economizar tempo. E por falar em economia, organizar as tarefas e ganhar tempo ajuda a economizar dinheiro.
A organização ajuda até as finanças.
Ao se organizar você verá que vai sobrar tempo de manhã para o café da ou no jantar, para preparar a refeição do dia seguinte. Isto, vai evitar sair correndo e gastar na rua com lanches, por exemplo.
Quem quer emagrecer pode preparar o lanche com carinho, e ver resultados na balança também! Sem pressa, sabendo que tem tempo livre.
Se você seguir a dica anterior e fizer lista de compras, também economiza no mercado, levando só o que precisa.
Paga as contas em atraso porque se esquece delas?
Então, vale a pena colocar tudo em debito automático, e evitar pagar juros e multa.
Não quer colocar no debito? Então tenha pastas para suas contas, separadas por mês. Vale criar um lembrete por e-mail ou na agenda, com as datas de pagamento.
Por fim, saiba que organização leva tempo, ainda mais se você passou a vida toda em ritmo desorganizado. Mas não é impossível. Um pouco de pratica e boa vontade dão conta do recado.
Deixe um comentário