Uma cozinha bem equipada faz toda a diferença na hora de preparar os alimentos. Não precisa ser com utensílios caros, ou muito sofisticados, mas sim, com ferramentas realmente úteis.
Separamos uma lista com 10 ferramentas que não podem faltar na sua cozinha. São simples e fáceis de achar, vem conferir!
Conteúdo
1. Tábuas de corte
Este é um dos itens indispensáveis. Servem não apenas para proteger sua pia, e ajudar a cortar, mas também, para auxiliar no transporte entre a mesa – ou pia, por exemplo – e a panela.
Pode ser de plástico?
Pode também, e há versões coloridas que são um charme a mais para sua cozinha.
É importante ter em mente que sua tabua deve ser sempre bem higienizada. E, se puder, vale deixar uma para carnes e peixes, e outra para legumes, frutas e verduras. Isto ajuda a evitar contaminação entre alimentos.
2. Potes diversos – com ou sem tampa.
Você picou legumes, e temperos, e não quer colocar agora na panela? Ou melhor, quer deixar tudo preparado para uma receita? Neste caso, os potes podem ser uma mão na roda.
Coloridos ou em inox, são muito uteis como ferramentas durante o preparo das refeições. Mas não é tudo, eles ainda podem ir à geladeira guardando alguma coisa se tiverem tampas.
Para guardar, o melhor é ter potes que se encaixam. Você pode guardar um
encaixado no outro e ocupar menos espaço.
A vantagem dos potes de inox, é a transferência de cheiros que não acontece como nos potes plásticos. Vidro é outro material a se considerar, embora sejam mais fáceis de quebrar.
3. Facas de boa qualidade
Facas com corte perfeito facilitam muito a tarefa. E também não cansam o braço por fazer ‘força extra’, como ocorre nas facas sem corte.
Não precisa ser cara, e sim, ter corte. Tenha uma para legumes e frutas, outra para carnes e aves, e uma para pães, pelo menos.
4. Colheres ou copos medidores
Pode ser um conjunto com vários medidores – há muitos tipos diferentes no mercado, ou apenas um. O importante é que você tenha como medir os ingredientes de suas receitas.
5. Mixer
Para molhos, sucos, cremes, e muitas outras coisas, um mixer é a melhor solução. Faz o processamento simples, sem precisar usar o liquidificador ou o processador. O preço muitas vezes é convidativo.
Este modelo da imagem é um mixer 3 em 1. Custa menos que um liquidificador. E faz as vezes de uma batedeira. Serve tanto para ‘misturar’ uma omelete, quanto para picar (processar bem picadinho) legumes para o molho.
6. Raladores
Ralar queijo, nós moscada, gengibre, cenoura, batatas, beterrabas, entre outros. Uma mesma ferramenta pode ter várias lâminas, e vários tipos de cortes finais. Vale a pena investir em um que não enferruje, e que se ajuste bem a sua mão.
7. Colheres de madeira
Com o uso das panelas antiaderentes, as colheres de silicone ou madeira estão em alta. É preciso cuidar muito bem para que não fiquem úmidas e juntando fungos. Mas não há como negar, colheres de madeira são ideais para mexer molhos entre outras coisas.
As furadas no meio, são muito boas para doces e massas mais pesadas, misturam sem cansar.
8. Luvas e descanso de panelas.
Imagem: montagem da edição.
Na hora de tirar a travessa do forno, ou colocar a panela na mesa, os suportes e as luvas são aliados de respeito.
Ninguém quer queimar o forro da mesa, ou queimar a mão por causa do calor imenso da panela que acabou de sair do fogo.
Para evitar isto, as luvas e os suportes são indispensáveis. E o melhor, ainda ajudam a dar um colorido a mais na sua cozinha.
9. Escorredor de macarrão
Escorredor de macarrão serve tanto para ‘escorrer o macarrão’ quanto para tirar
o excesso de água. Seja das saladas, ou de legumes cozidos.
Você pode comprar um sem medo, porque vai usar. Afinal, é fato que o macarrão é um prato chefe em muitas casas. Principalmente para quem mora sozinho. É rápido, fácil, e não exige muita preparação.
Prefira escorredores de metal, porque são mais duráveis. E abuse das cores, aproveite para combinar com os outros utensílios.
10. Travessas, assadeiras e formas
Do forno, para a mesa. É assim que a maioria das travessas trabalha. Seja de cerâmica ou vidro.
Você pode escolher de vidro, caso queira usar também no micro-ondas, e não se preocupe, elas serão uteis também para pratos frios.
E as formas?
Formas com fundo falso são outro trunfo na hora de preparar tortas e bolos, é muito mais fácil desenformar e manter o resultado perfeito.
Tenha pelo menos uma de fundo falso, algumas redondas, e com furo no meio, e outras retangulares.
11. Bônus: conchas e pegadores.
Na hora de servir são eles que entram em cena. Tanto faz se são de metal ou plástico, coloridos ou tradicionalmente pretos. Prefira os plásticos de boa qualidade, porque com o tempo, tendem a descascar as laterais, e dão a impressão de sujeira. Mesmo estando limpo.
Pegadores são usados para saladas, e massas. Tenha um de cada tipo. E, tenha também espátulas, ajudam muito no uso das frigideiras.
Vale a pena ter estes itens aqui também!
Claro que uma casa não pode ficar completa sem um aparelho de jantar. Pratos, copos, talheres, e xicaras são sempre uteis. Vale a pena comprar algo que seja durável, e que se adeque ao seu gosto, afinal, ninguém quer enjoar de uma peça ainda nova, não é?
Abridor de garrafas, e de latas, assim como escorredor de louças, e uma garrafa térmica, também devem entrar na sua lista.
Por fim, um suporte para temperos – e potes de tempero – podem ser muito usados, se você for daquelas pessoas que gosta de deixar seus temperos a mostra.
Não se esqueça de um bom numero de panos de prato – afinal a gente deve usar e trocar todos os dias! E, sucesso!
Deixe um comentário