E mais: saiba como descartar corretamente esses produtos.
Se você prestar atenção, perceberá que a maioria dos seus produtos de limpeza vem com uma data de validade impressa. Mas sejamos sinceros, a maioria de nós não se preocupa com isso. Antes da faxina, confira atentamente as embalagens de produtos como água sanitária, detergente e etc. Ainda que hoje já existam muitos produtos de limpeza a venda no mercado que utilizam fórmulas naturais, biodegradáveis e até mesmo orgânicas, é necessário saber também o que fazer quando esses produtos não servirem mais. Saiba mais sobre a média da validade desses produtos e os cuidados ao descartá-los.
Conteúdo
Produtos de limpeza tem validade?
Resumindo: sim, produtos de limpeza possuem prazo de validade. Assim como muitas coisas que você compra no mercado, os produtos de limpeza também podem estragar com o tempo. Mesmo que contenham ingredientes conservantes, isso não significa que vão durar para sempre. Com o passar do tempo acontecem reações diversas químicas que resultam em um produto menos eficaz.
Após o prazo de validade é preciso considerar que o seu produto pode não mais atender devidamente às funcionalidades às quais se propõe, como, por exemplo, eliminar uma certa porcentagem de bactérias.
Quanto tempo dura um produto de limpeza?
É claro que a melhor forma de saber se um produto está vencido ou não é checando a data de validade impressa na embalagem. Porém, se você jogou a embalagem fora ou não encontrou a data de validade, use esse guia de referência abaixo para identificar as condições dos seus produtos.
- Água sanitária ou cloro: após aberto, esses produtos podem começar a perder a eficácia a partir dos seis meses.
- Limpador multiuso: a maioria dos limpadores multiuso podem durar até dois anos.
- Detergente lava-louças: validade entre um ano e dezoito meses.
- Desinfetante: cerca de dois anos após a fabricação.
- Sabão em pó: seis a um ano, após aberto.
- Higienizador de mãos: confira a embalagem para saber o prazo de validade exato – geralmente de dois a três anos.
DICA: Na próxima vez que for abrir um produto, marque a data com uma caneta para que não esqueça quando o produto foi aberto.
Eu posso usar um produto de limpeza vencido? Quais os riscos?
É pouco provável que produtos de limpeza de superfícies ou lava-louças danifiquem os objetos aos quais forem aplicados, mas eles podem simplesmente não limpar direito ou provocar alergias. Pode ser que um pouco mais do produto ou uma limpeza mais intensa possa levar aos mesmos resultados.
No entanto, quando o assunto é desinfetante ou higienizadores de mão, esses produtos precisam estar dentro do prazo para que se possa garantir a eficácia deles. Então preste atenção às datas de validade e substitua o que for preciso.
Como aumentar a vida útil dos seus produtos de limpeza
A data de validade é calculada de acordo com as condições normais que precisam ser levadas em consideração para garantir um melhor aproveitamento dos seus produtos. Essas condições são, por exemplo: temperatura ambiente, incidência de luz solar direta, umidade e etc. Então s e você está guardando o seu higienizador de mãos dentro de um carro exposto ao sol, pode ter certeza de que esse produto irá perder a sua potencia muito mais rápido, alterando a sua composição antes mesmo que se ultrapasse a data de validade.
Para melhores resultados, armazene seus produtos de limpeza em ambientes frescos, secos e arejados, garantindo assim uma melhor durabilidade.
Como descartar produtos de limpeza vencidos
A melhor forma de se livrar dos produtos de limpeza é utilizando eles. Mas se por acaso você encontrou uma garrafa de água sanitária comemorando aniversário em algum canto da sua casa e está se perguntando como se livrar dela com segurança, preste atenção.
Caso o produto em questão precise de um tratamento adequado, essa informação provavelmente estará escrita no rótulo. A maioria dos produtos não precisam de muitos cuidados especiais, até por serem solúveis em água e geralmente já vão para o esgoto e as estações de tratamento já estão preparadas para lidar com esses determinados produtos.
No entanto, caso você precise se livrar de uma grande quantidade de algum produto químico que você acha que pode ser tóxico para o meio ambiente, leia atentamente ao rótulo do produto para encontrar mais instruções sobre descarte. Se não encontrar nenhuma informação na embalagem, ligue para o fabricante ou para a secretaria de meio ambiente da sua cidade, ou outro órgão competente.
Uma outra questão muito comum é sobre o efeito dessas substâncias ao entrarem em sistemas de fossas sépticas e, no geral, você pode ficar tranquilo. Como já foi dito, essas substâncias de limpeza geralmente são solúveis em água, o que torna possível que as fossas sépticas processem esses produtos adequadamente.
Mas atenção: a mistura de produtos de limpeza pode gerar uma reação química perigosa. Misturas como água sanitária e desinfetante ou vinagre e água oxigenada podem reagir muito mal ao se misturarem, então tome cuidado mesmo na hora de jogar esses produtos fora. Despejar esses produtos simultaneamente ou um sobre o outro pode causar danos à sua saúde ou estragar as superfícies com que entrem em contato.
Recicle, reduza e reutilize
Após encaminhar os seus produtos de limpeza vencidos para o destino correto, é hora de reciclar essas embalagens. A maioria desses itens podem ser facilmente recicláveis e são facilmente aceitos pelas empresas de reciclagem. Porém como as condições podem variar de lugar para lugar, entre em contato com os responsáveis pelo serviço de coleta seletiva na sua região e tire todas as suas dúvidas sobre esses materiais.
- Grande parte das embalagens de produtos de limpeza são feitos de plástico PET ou HDPE, que também são conhecidos como plásticos P1 e P2, ou os plásticos mais fáceis de se reciclar.
- Produtos em embalagens de alumínio ou lata também possuem uma grande aceitação.
- Embalagens de papelão como as de sabão em pó, por exemplo, podem ser recicladas junto com os demais papéis e papelões.
Você pode também optar por produtos que já venham com embalagens de material reciclado, biodegradáveis ou fáceis de se reciclar ou reaproveitar. Escolher produtos de fácil reciclagem, refis ou produtos concentrados é uma forma de agir nas raízes dos seus hábitos e assim diminuir os impactos causados pelo seu consumo – e essa ainda é a melhor opção.
Ao fazer uma escolha consciente na hora das compras você pode estar incentivando iniciativas sustentáveis e disseminando essa ideia. Cuide da sua casa, cuide do seu planeta.
Deixe um comentário