Situado no estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente a 980 metros de altitude, a cidade de Cambará do Sul possui destaque devido a seu grandioso tesouro natural: belos e grandiosos cânions.
Paisagem de várias novelas e filmes brasileiros, a região possui grande estrutura turística para quem procurar uma viagem diferente em proximidade com as belas criações da natureza.
Com Parques Nacionais, imponentes cânions e cachoeiras; esta viagem reserva muitas aventuras.
Para aqueles que apreciam trilhas ao ar livre e gostam de se sentir conectados com a natureza, o passeio será um prato cheio!
Confira a seguir sobre a história de Cambará do Sul e suas principais atrações.
Conteúdo
SOBRE CAMBARÁ DO SUL
A cidade de Cambará do Sul foi fundada em 17 de abril de 1864 por meio de uma doação realizada por Dona Úrsula Maria da Conceição, de 20 hectares de terreno à igreja; como pagamento de uma promessas feita ao padroeiro São José.
Até o ano de 1963, o local fazia parte ao município de São Francisco de Paula.
O nome Cambará foi originado do tupi-guarani e quer dizer “folha de casca rugosa”.
Este é o nome de uma árvore característica da região. Na praça principal de Cambará do Sul, é possível visitar a árvore.
Suas folhagens verde-claro são conhecidas pelas suas propriedades terapêuticas, no combate de gripes e tosse.
Cambará do Sul também é popular por ser a “terra dos cânions” e por ser uma das regiões mais frias do Brasil.
Como uma tradicional cidade do interior, ela preserva os costumes antigos como reuniões familiares e de amigos na cozinha, saboreando uma deliciosa comida caseira feita no fogão à lenha.
PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE CAMBARÁ DO SUL
Confira a seguir as atrações imperdíveis de Cambará do Sul e surpreenda-se com as belas paisagens naturais.
PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA
Situado na divisa entre o estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Parque Nacional de Aparados de Serra é uma atração obrigatória para quem visita a cidade.
Grande parte de sua popularidade se deve ao fato do Parque abrigar um dos cânions mais belos do país: o Itaimbezinho. No total, são mais de 13 mil hectares de vastas matas com trilhas e cachoeiras. Além disto, a visão do topo do cânion é impressionante.
CÂNION ITAIMBEZINHO
Sendo um dos cânions mais populares do Brasil, o Itaimbezinho não só chama a atenção por conta de sua beleza, mas também por conta de sua dimensão – são imensos paredões com 720 metros de altura e 6 km de extensão.
Com o intuito de preservação do local, apenas estão disponíveis 3 trilhas aos visitantes.
São elas: Vértice (possui 1,5 quilômetro ida e volta), Cotovelo (6 quilômetros ida e volta) e Rio do Boi (8 quilômetros ida e volta) – sendo que esta última necessita de acompanho de um guia para ser realizada.
A trilha mais leve, e nem por isso menos encantadora, é a Trilha do Vértice, que abrange os contornos do cânion, que leva o visitante até um mirante onde é possível admirar as cachoeiras Andorinhas e Véu da Noiva.
PARQUE NACIONAL SERRA GERAL
Próximo ao Aparados da Serra, o Parque Nacional Serra Geral apresenta vários cânions tão belos quanto os de Itaimbezinho.
Em uma extensão de 23 mil hectares, os apaixonados por cachoeiras, trilhas e muitas matas verdes precisam visitar este Parque.
Dentre as atrações mais populares estão: Cânion da Fortaleza, o Cânion Malacara e a Cachoeira dos Venâncios.
CÂNION FORTALEZA
Uma das atrações imperdíveis de Cambará do Sul é o Cânion Fortaleza que, embora seja semelhante aos demais, o cenário e a sensação de estar tão próximo de sua borda permite um fascínio único.
O que mais de destaca neste cânion é a sua grandiosidade, pois são mais de 7 quilômetros de extensão com uma fenda tão imponente que é quase que impossível avistar o chão.
Em um percurso de 1,7 quilômetros, é possível chegar ao ápice do morro onde se tem uma vista incrível do paredão.
CÂNION MALACARA
O cânion Malacara permite com que você o observe de baixo para cima – conhecendo assim o interior da fenda e visitando locais excepcionais.
Para visitar as bordas do cânion, é preciso entrar por meio do Rio Grande do Sul. Já para os aventureiros de plantão que desejam percorrer pela parte de baixo, precisará entrar por Santa Catarina – lembrando que o parque fica entre a divisa destes dois estados da região sul.
CACHOEIRA DO TIGRE PRETO E PEDRA DO SEGREDO
Com três quedas de água, a trilha Cachoeira do Tigre Preto apresenta aproximadamente 3 quilômetros (ida e volta) e é uma boa alternativa de atração para quem pretende conhecer apenas uma das cachoeiras do local e ao mesmo tempo apreciar belos cânions.
Percorrendo a mesma trilha da Cachoeira do Tigre, você poderá chegar na Pedra do Segredo – pesa toneladas e mesmo assim fica perfeitamente equilibrada em uma superfície de apenas 50 centímetros! O passeio irá lhe render belas fotos e muitas histórias de conspiração.
ECO RESORT CAMBARÁ
Para quem pretende deixar a viagem à Cambará do Sul ainda mais especial, uma sugestão é se hospedar no Eco Resort Cambará, que oferece uma excelente infraestrutura com tudo aquilo que o turista precisa.
Os seus hóspedes possuem acesso a instalações muito bem equipadas que também preservam o meio ambiente além de exercer ações sustentáveis.
Um dos grandes diferenciais do estabelecimento é a sua localização: fica em frente a um belo lago de 21 mil metros quadrados, transmitindo aconchego, bem estar, hospitalidade e tranquilidade aos turistas.
Viu só como Cambará do Sul tem diversas atrações naturais para te oferecer? Se você é um verdadeiro amante da natureza e do ecoturismo, irá se encantar com este local!
Deixe um comentário