Você já deve ter percebido que os preços das frutas, verduras e legumes tendem a flutuar durante o ano.
Tem meses em que não é possível achar e em outros, é possível que esteja com preço bem convidativo.
É mais barato comprar frutas e legumes de época. Com mais frutas no mercado – por causa das safras – o preço cai. E a qualidade aumenta.
Uma fruta que é colhida na sua própria estação, tende a ser mais doce e saborosa.
Conteúdo
Frutas e legumes do outono
O outono brasileiro ocorre de março a junho. Nesta época você vai encontrar as seguintes frutas, verduras e legumes ‘de época’.
Frutas
Abacate, banana-nanica, coco, figo, graviola, laranja, limão, manga, pera, uva, abacaxi, coco verde e fruta do conde. Também tem goiaba, jaca, mangostão, nectarina, pêssego, seriguela, ameixa, cidra, kiwi, mamão, marmelo, banana-maçã, maçã, carambola, laranja-lima, mexerica e tangerina.
Verduras e legumes
Acelga, alface, catalonha, escarola e repolho coentro, endívia, rúcula e salsa. Tem ainda almeirão, erva-doce, louro, agrião, alho-poró, almeirão, brócolis, jiló, milho-verde, nabo, pepino, quiabo e tomate.
Também berinjela, beterraba, chuchu, abóbora, abobrinha, batata-doce, cará, cenoura, rabanete, ervilha, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha e palmito.
Frutas e legumes de inverno
No inverno as coisas mudam um pouco, do final de junho até setembro vemos outras frutas e verduras a disposição. Esta variedade deve ser levada à mesa, é isto que garante uma alimentação rica e saudável. Sem gastar muito.
Frutas
Carambola, caju, caqui, coco, maçã, mexerica, morango e uva. Além de kiwi, laranja-lima, banana-nanica, laranja-pera, lima, mamão, abacaxi, jabuticaba, nêspera, tamarindo e tangerina.
Verduras, legumes e temperos
Temos a erva-doce, chicória, coentro, mostarda e salsão. E ainda o agrião, brócolis, escarola, espinafre, rúcula, alho-poró, almeirão, couve, couve-flor, louro e orégano.
Você também pode encontrar berinjela, gengibre, mandioquinha, milho-verde e palmito. E ainda batata-doce, ervilha, inhame, mandioca, nabo, pepino, pimentão e rabanete. Como em outros meses, tem também cenoura, abóbora, abobrinha, cará, cogumelo e fava.
Frutas e legumes da primavera
Do final de setembro até dezembro, ouros cheiros tomam as bancas de frutas. Manga, melancias e outras mais começam a aparecer.
Frutas:
Tem jabuticaba, laranja-lima, maçã, mexerica, tamarindo, amora, banana, caju, coco, cupuaçu, jaca, laranja, maracujá, pêssego e pitanga.
E ainda, manga, coco-verde, laranja-pera, lima, nêspera, abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, mamão, melancia, nectarina, tangerina, ameixa, cereja, damasco.
O figo aparece a tempo do natal, assim como a framboesa, graviola, kiwi, limão, lichia, melão, romã e uva.
Verdura
chicória, couve, couve-flor, espinafre, louro, brócolis, catalonha, coentro, hortelã, mostarda e orégano.Além de alho-poró, almeirão, cebolinha, endívias, erva-doce, folha de uva, rúcula, salsa e salsão.
Tem cará, cogumelo, ervilha, fava e inhame – vamos falar mais dele no final. E, pimentão e rabanete, e abóbora, alcachofra, batata-doce, tomate, abobrinha, aspargos, berinjela, maxixe, nabo, pepino, beterraba, cenoura, vagem macarrão.
Frutas e legumes do verão
Começando em dezembro e indo até março, esta é uma das épocas com mais frutas. Este é um bom motivo para abusar das saladas de fruta como sobremesa, e dos sucos naturais.
Frutas
A primeira é o abacate, e vamos falar mais dela depois. Seguido por acerola, banana, caju, coco, cupuaçu, figo, goiaba, graviola, laranja, mamão, pitanga, banana-prata, cereja, coco verde, damasco e kiwi.
Tem ainda lichia, maçã, manga, melancia, melão, romã e uva, abacaxi, framboesa, laranja-pera, maracujá, nectarina, ameixa, carambola e pera. Tem a doce jaca, e pêssegos, banana-maçã, banana-nanica, fruta do conde, limão, mangostão, seriguela e tangerina.
Verduras
Pode fazer salada de almeirão, cebolinha, endívias, ou comer refogado de folha de uva. Você vai achar também orégano, rúcula, salsão, alface, couve e salsa, hortelã acelga, alho-poró e coentro.
Excelente para vários pratos, tem a endívia, acompanhada por escarola, repolho, abobrinha, beterraba, cenoura, cogumelo, tomate e vagem macarrão.
Vale conferir também pimentão, quiabo, milho verde, pepino, berinjela, cará, chuchu, inhame, jiló, nabo. E gengibre, do qual também falamos mais a seguir.
Você conhece o bem que estes alimentos fazem?
Abacate, mangostão, inhame e gengibre são verdadeiros super alimentos. Todos atuam no combate ao câncer, e são excelentes nas dietas. Aproveite que tem pelo menos um deles em cada estação e faça uso sem medo.
Abacate
Esta fruta é rica em nutrientes e vitaminas, aparece mais no verão – de dezembro a março, e é um verdadeiro tesouro. Ele ajuda a aumentar a absorção de carotenoides, tem poder anti-inflamatório, diminui o estresse, e auxilia na saúde do coração.
É considerado um aliado no combate ao câncer, mantem o fluxo intestinal funcionando bem, e regula a menstruarão. Sem contar, que como induz a saciedade, ele ajuda quem quer emagrecer.
Para quem gosta de malhar, ele ainda auxilia na construção de massa muscular. Ele é aliado ainda no combate a diabetes, porque regula o metabolismo da glicose. E, faz bem para cabelo e pele – tanto em máscaras, quanto no consumo frequente.
Mangostão
O mangostão, ou mangostim, não é muito conhecido, mas possui propriedades antioxidantes e auxilia no sistema imunológico.
Ele ainda protege o coração, ajuda a emagrecer e dá um tom viçoso a pele – com o consumo frequente.
O chá, pode ajudar com indigestões e problemas relacionados a diarreia. Tem propriedades antibacterianas, e auxilia o processo de cicatrização. Também atua como anti-inflamatório, e como regulador menstrual.
Inhame
O inhame é outro legume que deve fazer parte da sua mesa sempre que possível. Versátil no preparo (pois é, dá para cozinhar, fritar, fazer panquecas e purês) ele ainda é um verdadeiro remédio, para muitas coisas.
Atua como regulador menstrual, ajuda no controle das cardiopatias, e é indicado como atuante no combate ao câncer.
Faz bem para o colesterol, e combate o mal de Alzheimer. O consumo frequente também atua contra a anemia, e como ele não é muito calórico, pode auxiliar na perca de peso.
Gengibre
Quem está acostumado a associar o gengibre com as festas juninas (ele é ingrediente chave no quentão) pode começar a usar em outras receitas também.
Seu chá é muito refrescante quando gelado, e ele é um excelente analgésico natural, além de ter funções anti-inflamatórias.
Quem sofre de dores crônicas, pode se beneficiar dos chás. Ele também é bom para tratar afecções de garganta, e é muito útil no tratamento de problemas estomacais.
É queridinho de quem faz dieta, porque ele acelera o metabolismo, mas também é indicado para quem quer apimentar a relação. O gengibre é usado desde a antiguidade como afrodisíaco.
Deixe um comentário