Nestes tempos modernos não é sempre que se tem um quintal enorme nos fundos de casa. Assim, os jardins podem ser vistos também verticalmente, e dentro de casa.
E não estamos falando apenas dos temperos usados na cozinha. Você pode montar desde uma horta, até jardins de inverno, dentro de casa. Só precisa de um pouco de imaginação e das plantas corretas.
Para criar jardins verticais, você pode usar uma série de materiais. Um pallet e vasos em meia lua são perfeitos para começar.
Você pode colocar desde samambaias, até orquídeas e heras, para ter um bom visual.
Conteúdo
Que plantas posso ter dentro de casa?
Uma planta para ambientes internos precisa ficar saudável mesmo com pouca luz, e com pouca água.
Há aquelas que ficam bem com baixa luminosidade, mas precisam de mais água, neste caso, vale colocar um lembrete na geladeira para uma rega diária.
Veja quais as plantas indicadas, e faça sua casa ficar mais fresca e arejada, colocando os vasos que achar melhor.
Zamioculcas zamiifolia ou zamioculca
Perfeita para quem nunca lembra de regar. Só precisa de água uma vez por semana, e pode ficar longe da luz. Ela queima quando exposta a claridade solar direta. Bom para ter mais que um vaso.
Suculentas e terrários
Suculentas podem ficar também sem água por uma semana. E, ainda permanecem belas, e firmes. Fácil de cuidar e fazer mudas, tendem a nascer a partir de uma folha.
São lindas em vasos isolados, ou com várias espécies juntas, compondo um jardim particular. Você pode juntar vários tipos em uma jardineira, ou num vaso raso sobre a mesa.
Terrários com suculentas e musgo também estão na moda, e não requerem cuidados especiais.
Bom lembrar que elas preferem a sombra, ou sol indireto.
Fã de meia sombra: antúrio
Quando bem cuidado, parece planta artificial, de tão firme. A flor pode ser branca, vermelha ou lilás, no flamingo antúrio.
Ele não gosta do escuro, e requer rega duas a três vezes por semana.
Jiboia – hera do diabo, planta de dinheiro: só no nome.
Com uma folhagem que varia de tamanho conforme a luz, ela pode ter folhas pequenas quando na sombra, e folhas grandes em formato de coração quando sob a luz.
É uma trepadeira que pede regas constantes, mas também pode ser cultivada tanto em vasos com terra, quanto com água.
Cresce bem verticalmente, sendo usada para compor painéis vivos junto com outras trepadeiras.
É importante saber que quando colocada no jardim, diretamente na terra, e sob o sol, ela pode crescer e ter folhas de quase 50 centímetros. O que faz com que ela se comporte, é o tamanho do vaso e a quantidade de luz.
Aglaonema ou Aglaonema modestum
É perfeita para ambientes pequenos e com pouca luz. Como decoração é muito útil, fica bem em vasos pequenos, ou grandes, tem folhas longas e firmes, e não faz sujeira.
Você pode também colocar no pallet e compor o painel com elas, desde que a luz do sol na incida diretamente sobre as folhas por muito tempo, pois podem se queimar.
Tem flores brancas que lembram um pouco as do antúrio.
Parecido, mas diferente: Calathea
Lembra um pouco as folhas do Aglaonema, mas aqui, elas possuem linhas amarelas e brancas que fazem a diferença.
São também fãs de pouca luz, e regas duas vezes por semana.
Existem aproximadamente 25 espécies de Calatheas, que são oriundas da América. São muito utilizadas como plantas ornamentais de interiores, devido a sua beleza, sendo ótimas para decorar a casa. Essas plantas necessitam de um espaço mais escurecido, pois não se dão muito bem com a luz solar.
Completando as folhagens longas: lírio da paz
Estas três são parecidas, e podem ficar até no mesmo vaso, ou mesma jardineira. Junto com a calathea e a aglaonema, o lírio da paz tem folhas que ficam longas, e finas. Além de terem flores claras algumas vezes por ano.
Uma vantagem, é que como no antúrio, a flor é duradoura. Ficando bela por semanas.
Dá para fazer uma horta e ter temperos fresquinhos
Na janela da cozinha, ou em outro espaço com mais luz direta, opte por fazer um canteirinho suspenso, u uma horta de ‘jardineira’. Alguns temperos podem ser até plantados junto.
No caso da cebolinha e da salsinha, prefira plantar separado, porque tendem a ocupar todo o vaso, e dificultar o crescimento das plantas menores.
Orégano
Ele gosta de um bom banho de sol. Pelo menos 4 horas por dia. Precisa de regas diárias, mas com calma, ele não gosta de muita umidade. Num vaso pequeno ele chega a 20 cm de altura. E, você vai colher poucas folhas por vez, fazendo uma grande diferença no sabor.
Hortelã
Para chá, ter uma mudinha no vaso vai ser muito prático. É importante plantar num vaso isolado, com terra o suficiente para ela criar uma raiz forte.
Como ela gosta de muita água e de claridade, você pode colocar sem medo num vaso suspenso diante da janela.
Vai crescer bem. Em jardins, ela pode virar uma praga, invadindo o espaço das outras plantas. O aroma ao redor vai ficar perfumado.
Manjericão
Manjericão também perfuma o ambiente, e não precisa de muito para ficar feliz. Gosta de sol, pelo menos 3 horas por dia, e de regas constantes. Ele prefere mais agua. Tem a vantagem de ficar sozinho, ou junto com outros da mesma espécie – tem manjericão roxo, miúdo e graúdo!
Cebolinha e salsa
Um vaso para cada, ou uma jardineira com divisões. A salsa rouba os nutrientes das outras plantas, e a cebola muda o gosto – quando com manjericão. Crescem muito, logo você terá muita cebolinha e salsinha, e tem a vantagem de serem orgânicos, você pode consumir sem medo.
Deixe um comentário